sábado, 31 de março de 2012

Olho gordo


A minha função espiritual faz de mim uma intermediária entre o humano e o sagrado e para exercê-la da melhor maneira possível tenho como instrumento o Jogo de Búzios. Pessoas de diferentes idades, raças e até mesmo credos, buscam a ajuda desse oráculo. Surpreende-me o fato de que uma grande parte dos que me procuram sente-se vítimas de inveja.

Engraçado é que nunca, nem um só dia sequer, alguém chegou pedindo-me ajuda para se libertar da inveja que sentia dos outros. Será que só existem invejados? Onde estarão os invejosos? E o pior é quando consulto o oráculo e ele me diz que os problemas apresentados não são decorrentes de inveja, a pessoa fica enfurecida.

Percebo logo que existe ali uma profunda insegurança, que gera uma necessidade de autovalorização. Se isso ocorresse apenas algumas vezes, menos mal, o problema é que esse comportamento é uma constante.
Isso me leva a pensar que cada pessoa precisa olhar dentro de si, tentar perceber em que grau a inveja existe dentro dela, para assim buscar controlar e emanar este sentimento, de modo que ela não venha a atuar de maneira prejudicial ao outro, mas principalmente a si, pois qualquer energia que emitimos, reflete primeiro em nós mesmos.

Uma fábula sobre a inveja serve para nossa reflexão: Uma cobra deu para perseguir um vagalume, cuja única atividade era brilhar. Muito trabalho deu o animalzinho brilhante à insistente cobra, que não desistia de seu intento.
Já exausto de tanto fugir e sem possuir mais forças o vagalume parou e disse à cobra: –Posso fazer três perguntas?
Relutante a cobra respondeu: –Não costumo conversar com quem vou destruir, mas vou abrir um precedente. O vagalume então perguntou: -Pertenço à sua cadeia alimentar? - Não, respondeu a cobra. –Fiz algum mal a você-? -Não, continuou respondendo a cobra. -Então por que me persegue? -perplexo, perguntou o brilhante inseto. A cobra respondeu: –Porque não suporto ver você brilhar, seu brilho me incomoda.

Ingênuas as pessoas que pensam que o brilho do outro tem o poder de ofuscar o seu. Cada um possui seu brilho próprio, que deve estar de acordo com sua função. Existem até pessoas cujas funções requerem simplicidade, onde o brilho natural só é percebido através do reflexo do olhar do outro.

Lembro-me de uma garotinha de apenas 10 anos de idade que a mãe me procurou para ajudá-la, pois ela ficava furiosa quando não tirava nota dez na escola.
Comportamento que fazia com que seus coleguinhas se afastassem dela.
Algumas tardes eu passei conversando com a garota. Um dia ela chegou me dizendo que não apresentava mais o referido problema, que até tirou nota dois e não se incomodou.

Fiquei muito feliz, cheguei mesmo a ficar vaidosa, pois acreditei que aquela nova atitude era resultado de nossas conversas. Foi quando ela me disse:-Sabe por que não me incomodei de tirar nota dois, Mãe Stella? Ansiosa, perguntei:-Por quê? Ao que ela me respondeu: –Porque o resto da turma tirou nota um. Rimos juntas da minha pretensa sabedoria de conselheira e do natural instinto de vaidade que ela possuía e que muito trabalho teria para domá-lo. O desejo que a garota possuía de brilhar mais do que os outros, com certeza atrairia para ela muitos problemas. Afinal, ela não queria ser sábia, ela queria ser vista.

O caso contado anteriormente fez lembrar-me de outro que eu presenciei, onde uma senhora repleta de ouro insistia em me dizer que as pessoas estavam olhando para ela com inveja. Cansada daquele queixume, disse-lhe que quem não quer ser visto, não se mostra.

A inveja é popularmente conhecida com olho gordo. Se não queremos ser atingidos pelo olho gordo do outro, devemos cuidar para que nossos olhos emagreçam, não deixando que eles cresçam com o desejo de possuir o alheio.
Já que fazemos dieta para nossos corpos serem saudáveis, devemos também fazer dieta para nossos olhos, pois eles refletem a beleza da alma. A tendência agora é, portanto, olhos magrinhos, mas não anoréxicos, pois alguns desejos eles precisam ter, de preferência desejos saudáveis.

Maria Stella de Azevedo Santos é Iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá

sexta-feira, 30 de março de 2012

Vende-se Tudo


No mural do colégio da minha filha encontrei um cartaz escrito por uma mãe, avisando que estava vendendo tudo o que ela tinha em casa, pois a família voltaria a morar nos Estados Unidos. O cartaz dava o endereço do bazar e o horário de atendimento. Uma outra mãe, ao meu lado, comentou:
-Que coisa triste ter que vender tudo que se tem.
-Não é não, respondi, já passei por isso e é uma lição de vida.
Morei uma época no Chile e, na hora de voltar ao Brasil, trouxe comigo apenas umas poucas gravuras, uns livros e uns tapetes. O resto vendi tudo, e por tudo entenda-se: fogão, camas, louça, liquidificador, sala de jantar, aparelho de som, tudo o que compõe uma casa.
Como eu não conhecia muita gente na cidade, meu marido anunciou o bazar no seu local de trabalho e esperamos sentados que alguém aparecesse. Sentados no chão. O sofá foi o primeiro que se foi. Às vezes o interfone tocava às 11 da noite e era alguém que tinha ouvido comentar que ali estava se vendendo uma estante. Eu convidava pra subir e em dez minutos negociávamos um belo desconto. Além disso, eu sempre dava um abridor de vinho ou um saleiro de brinde, e lá se iam meus móveis e minhas bugigangas.
Um troço maluco: estranhos entravam na minha casa e desfalcavam o meu lar, que a cada dia ficava mais nu. No penúltimo dia, ficamos só com o colchão no chão, a geladeira e a tevê. No último, só com o colchão, que o zelador comprou e, compreensivo, topou esperar a gente ir embora antes de buscar.
Ganhou de brinde os travesseiros.
Guardo esses últimos dias no Chile como o momento da minha vida em que aprendi a irrelevância de quase tudo o que é material.
Nunca mais me apeguei a nada que não tivesse valor afetivo.
Deixei de lado o zelo excessivo por coisas que foram feitas apenas para se usar, e não para se amar. Hoje me desfaço com facilidade de objetos, enquanto que torna-se cada vez mais difícil me afastar de pessoas que são ou foram importantes, não importa o tempo que estiveram presentes na minha vida.
Desejo para essa mulher que está vendendo suas coisas para voltar aos
Estados Unidos a mesma emoção que tive na minha última noite no Chile.
Dormimos no mesmo colchão, eu, meu marido e minha filha, que na época tinha 2 anos de idade. As roupas já estavam guardadas nas malas. Fazia muito frio.
Ao acordarmos, uma vizinha simpática nos ofereceu o café da manhã, já que não tínhamos nem uma xícara em casa.
Fomos embora carregando apenas o que havíamos vivido, levando as emoções todas: nenhuma recordação foi vendida ou entregue como brinde.
Não pagamos excesso de bagagem e chegamos aqui com outro tipo de leveza:
"só possuímos na vida o que dela pudermos levar ao partir,"é melhor refletir e começar a trabalhar o DESAPEGO JÁ!
Não são as coisas que possuímos ou compramos que representam riqueza, plenitudee felicidade.
São os momentos especiais que não tem preço, as pessoas que estão próximas da gente e que nos amam, a saúde, os amigos que escolhemos, a nossa paz de espírito.

Felicidade não é o destino e sim a viagem.

Martha Medeiros

quinta-feira, 29 de março de 2012

A gratidão


A gratidão desbloqueia a abundância da vida.
Ela torna o que temos em suficiente, e mais.
Ela torna a negação em aceitação,
caos em ordem,
confusão em claridade.
Ela pode transformar uma refeição em um banquete,
uma casa em um lar,
um estranho em um amigo.
A gratidão dá sentido ao nosso passado,
traz paz para o hoje,
e cria uma visão para o amanhã."

Melody Beattie

quarta-feira, 28 de março de 2012

O karma


O karma não é uma dívida de sofrimento, é uma dívida de aprendizado. Enquanto você não aprende o que tem que aprender, a situação se repete. Quando você integra o aprendizado, a repetição deixa de acontecer. E, integrar o aprendizado, muitas vezes, significa ter coragem de tomar uma atitude.

Muitas religiões distorceram esse ensinamento do karma. Elas entendem o karma como uma dívida de sofrimento: “Tenho que sofrer e nada posso fazer; tenho que pagar por isso porque é meu karma”. Isso é uma distorção. Muitas vezes, o sofrimento é inevitável porque você não pode absorver o aprendizado que aquela situação está querendo te ensinar. Quando você absorve o aprendizado, a repetição desaparece. ”

Sri Prem Baba

terça-feira, 27 de março de 2012

Ideal de vida


Um nome para o que eu sou, importa muito pouco. Importa o que eu gostaria de ser.
O que eu gostaria de ser era uma lutadora. Quero dizer, uma pessoa que luta pelo bem dos outros. Isso desde pequena eu quis. Por que foi o destino me levando a escrever o que já escrevi, em vez de também desenvolver em mim a qualidade de lutadora que eu tinha? Em pequena, minha família por brincadeira chamava-me de ‘a protetora dos animais’. Porque bastava acusarem uma pessoa para eu imediatamente defendê-la.

[...] No entanto, o que terminei sendo, e tão cedo?
Terminei sendo uma pessoa que procura o que profundamente se sente e usa a
palavra que o exprima.
É pouco, é muito pouco.”

Clarice Lispector

segunda-feira, 26 de março de 2012

Doçura


Doçura é a maestria dos sentidos.
Olhos que vêem no fundo das coisas,
ouvidos que escutam o coração das coisas,
lábios que falam apenas a essência das coisas.
Doçura é o resultado de uma longa jornada interior
ao âmago da vida
e a habilidade de lá permanecer e observar.
A doçura procura pelo bem nas coisas,
pois no seu coração reside a convicção
de que o bem existe em algum lugar em tudo,
é só ter paciência para descobri-lo.

Brahma Kumaris

domingo, 25 de março de 2012

Desejo que não tenha tanta pressa


Desejo que não tenha tanta pressa,
e que não esqueça de colher estrelas com os olhos,
nas noites em que o céu vira jardim,
e leve para plantar no seu coração
as mudas daquelas mais luzentes.
Que tenha sabedoria para encontrar descanso
e alimento nas coisas mais simples da vida.
Que a cada manhã a sua coragem
acorde bem juntinho de você, sorria pra você,
e o convide para viverem uma história toda nova,
apesar do cenário aparentemente costumeiro.
Que tenha saúde no corpo, saúde na alma, saúde à beça...

Ana Jácomo

sábado, 24 de março de 2012

Acredito


Acredito que as pessoas aprendem com os próprios erros e com o tempo.
Acredito também que quem traiu uma vez e foi perdoado vai trair de novo.
Acredito que aquelas pessoas que vivem falando mal dos outros vão falar mal de você com esses outros.
Acredito que as pessoas só mudam por vontade própria e nunca pelo pedido de outra pessoa. Acredito que tudo que eu acredito hoje vai mudar com o tempo. E que, no futuro, talvez, eu acredite em menos coisas.
Ou em nada mais.

Brena Braz

sexta-feira, 23 de março de 2012

Aprenda...


1. Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.
2. Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, em casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.
3. Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.
4. Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trava do movimento e da busca.
5. Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo.... para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Muitas vezes basta ser:


Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia,
lágrima que corre,
olhar que acaricia,
desejo que sacia,
amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta,
nem longa demais,
mas que seja intensa,
verdadeira,
pura enquanto durar.

Cora Coralina

quarta-feira, 21 de março de 2012

A vida


A vida é como jogar uma bola na parede:
se for jogada uma bola azul, ela voltará azul; se for jogada uma bola verde, ela voltará verde; se a bola for jogada fraca, voltará fraca e se for jogada com força, voltará com força. Por isso, nunca jogue uma bola na vida de forma que não esteja pronta para recebê-la. A vida não dá nem empresta, não se comove nem se apieda. Tudo o que faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos.

Albert Einstein

terça-feira, 20 de março de 2012

A verdadeira essência da vida está dentro de você


A verdadeira essência da vida está dentro de você.
Neste exato momento você pode se voltar para dentro de si mesmo, olhar para dentro de si.
Nenhuma adoração é necessária, nenhuma reza é necessária. Tudo o que se precisa é uma jornada silenciosa em direção ao seu próprio ser. Eu chamo isso meditação – uma peregrinação silenciosa ao seu próprio eu. E no momento em que você encontrar o seu centro, você terá encontrado o centro de toda a existência.

Osho

segunda-feira, 19 de março de 2012

Essa Pequena


Meu tempo é curto, o tempo dela sobra
Meu cabelo é cinza, o dela é cor de abóbora
Temo que não dure muito a nossa novela, mas
Eu sou tão feliz com ela

Meu dia voa e ela não acorda
Vou até a esquina, ela quer ir para a Flórida
Acho que nem sei direito o que é que ela fala, mas
Não canso de contemplá-la

Feito avarento, conto os meus minutos
Cada segundo que se esvai
Cuidando dela, que anda noutro mundo
Ela que esbanja suas horas ao vento, ai

Às vezes ela pinta a boca e sai
Fique à vontade, eu digo, take your time
Sinto que ainda vou penar com essa pequena, mas
O blues já valeu a pena

Chico Buarque

domingo, 18 de março de 2012

A nossa vida é um presente


A nossa vida é um presente, um presente imensamente valioso.
Podemos compreender isso ou não, mas ela é um presente infinito.
Pense na vida como um presente e então tomará mais cuidado com a sua vida.
Você começará a amar a sua vida.
Então, não a desperdiçará.
Ela é preciosa....
cada momento é imensamente precioso e, uma vez que ele se foi, não volta mais.

Osho

sábado, 17 de março de 2012

Pare de reclamar


Pare de reclamar de qualquer coisa que seja: governo, marido, filhos, fila do banco, engarrafamento, impostos, funcionários, de você mesmo, dos homens, das mulheres, do seu corpo...
A reclamação é a manifestação mais clara da não aceitação. Qual é a sensação interior que surge quando começamos a reclamar? É algo agradável? Traz paz interior? Claro que não. Do ponto de vista prático, reclamar não muda em nada a situação e nos faz sentir mal.
Um esclarecimento. Parar de reclamar não significa ficar cego ou deixar de reconhecer o mal funcionamento de alguma coisa e as atitudes negativas de alguém. Continuamos vendo tudo, mas sem gerarmos a negatividade no nosso interior que apenas nos prejudica. Podemos ainda tomar atitudes caso esteja a nosso alcance. Mas primeiro lembre-se que ficar em paz é seu maior objetivo, e depois aja.

André Lima

sexta-feira, 16 de março de 2012

Toda palavra proferida causa um efeito


Toda palavra proferida causa um efeito.
Seja ele bom ou ruim sempre voltará para nós da forma que foi transmitido.
Portanto cuidado para que suas palavras não sejam espinhos venenosos capazes de trazer dor e sofrimento.
Leve sempre o amor em suas palavras onde quer que esteja.
Só ele é capaz de revigorar nosso espírito e nos trazer a paz que tanto procuramos.

Fernanda Pereira

quinta-feira, 15 de março de 2012

Pegue um sorriso


Pegue um sorriso
e doe-o a quem jamais o teve...
Pegue um raio de sol
e faça-o voar lá onde reina a noite...
Pegue uma lágrima
e ponha no rosto de quem jamais chorou...
Pegue a coragem
e ponha-a no ânimo de quem não sabe lutar...
Descubra a vida
e narre-a a quem não sabe entendê-la...
Pegue a esperança
e viva na sua luz...
Pegue a bondade
e doe-a a quem não sabe doar...
Descubra o amor
e faça-o conhecer o mundo...

Mahatma Gandhi

quarta-feira, 14 de março de 2012

Livrai-me


Livrai-me,
De tudo o que for vazio de amor.
Que nunca me espere quem bem não me quer
Livrai-me também de quem me detém e graça não tem.
E mais...
de quem não possui nem um grão de imaginação.

Carlos Queiroz

terça-feira, 13 de março de 2012

Se eu pudesse...


Se eu pudesse deixar algum presente a você,
deixaria aceso o sentimento de amar
a vida dos seres humanos.
A consciência de aprender tudo
o que foi ensinado pelo tempo a fora.
Lembraria os erros que foram cometidos
para que não mais se repetissem.
A capacidade de escolher novos rumos.
Deixaria para você, se pudesse,
o respeito àquilo que é indispensável:
Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a ação.
E, quando tudo mais faltasse,
um segredo:
O de buscar no interior de si mesmo
a resposta e a força para
encontrar a saída."

Mahatma Gandhi

segunda-feira, 12 de março de 2012

Não desista de seus Sonhos


Um dia você foi inscrito para participar do maior concurso do mundo, da maior corrida de todos os tempos. Acredite, você estava lá!
Eram mais de quarenta milhões de concorrentes.
Pense nesse número.
Todos tinham potencial para vencer e só um venceria.
Será que você era mais um número na multidão ou tinha algo especial?
Analise quais seriam as suas chances.
Zero, zero, zero, zero, zero, zero, zero, zero, quatro (0,000.000.04).
Você nunca foi tão próximo de zero.
Suas chances eram quase inexistentes.
Tinha tudo para ser mais um derrotado, tinha todos os motivos para ser um grande perdedor.
Qualquer um acharia loucura participar dessa corrida.
Mas você participou e ainda achava que iria vencer.
Talvez fosse melhor desistir e se conformar com a derrota.
Mas você era o ser mais teimoso do mundo, sua garra era incrível.
Por isso jamais admitiu recuar.
A palavra desistir não fazia parte do seu dicionário genético.
Por quê?
Porque, se perdesse essa corrida, perderia o maior prêmio da História.
Qual?
A VIDA
Que disputa era essa?
A disputa do espermatozóide para fecundar o óvulo.
A corrida pelo direito de formar uma vida.
Talvez você nunca tenha imaginado, mas já participou da mais excitante e perigosa aventura da existência. Seria mil vezes mais fácil vencer as eleições para presidente de seu país.
É incrível, mas você venceu!
Como você conseguiu?
Seria também mais fácil ganhar dezenas de prêmios de melhor ator ou atriz.
Você foi surpreendente!
Sinto-me honrado em tê-lo como leitor.
Mas cada ser humano não foi um vencedor?
Sim!
Contudo, esta é a sua biografia.
Somente alguém com uma força descomunal como a sua poderia vencer uma corrida com milhões de concorrentes pisoteando-o, pressionando-o, ultrapassando-o.
Contudo, hoje, os tempos mudaram.
Se alguém pisa no seu pé, você perde a paciência.
Se alguém o pressiona ou o critica, você se estressa e desespera.
E se alguns concorrentes estão à sua frente, você desanima e tem insônia.
Volte a suas origens!
Naquela época nada o abalava.
Quem o controlava era o sonho de estar vivo, não os seus problemas ou seus concorrentes.
Você foi um grande sonhador.
Sonhou sem ter capacidade de sonhar.
Sonhou, através do seu programa genético, com o espetáculo da vida.
O que você pensou na grande corrida?
Nada!
Você ainda não pensava.
O passo mais importante da vida foi dado na ausência das idéias.
Você agiu antes de pensar.
Entretanto, hoje você deve pensar antes de agir.
Quem reage sem pensar atira sem pontaria.
Sem sonhos, a vida não tem brilho.
Sem metas, os sonhos não têm alicerces.
Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais.
Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos.
Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir!
Não tenha medo dos tropeços da jornada.
Não se esqueça de que você, ainda que incompleto, foi o maior aventureiro da História.

Texto do Livro Não Desista de seus Sonhos de Augusto Cury

domingo, 11 de março de 2012

Deixe a nuvem passar


Observe a sua mente tentando tirar a sua paz interior.
É apenas um velho condicionamento.
De repente você se pega relembrando de uma situação do passado e dizendo "eu deveria ter feito isso e aquilo", "foi muito desrespeito de fulano", "quem ele pensa que é".
As vezes surgem lembranças de situações desagradáveis do passado e as alimentamos de forma automática com comentários e pensamentos.
E outras vezes surgem discussões mentais que nem houveram.
Imaginamos o que deveríamos ter dito e também coisas que e o outro nem disse, mas que supomos que ele deve ter pensado.
É muita viagem mental.
Mais uma vez, ao se dar conta desses pensamentos, tenha muita paciência com você mesmo.
Aceite-os e procure não dar mais energia pra eles.
Pratique o perdão!

André Lima

sábado, 10 de março de 2012

Vai cuidar da sua vida


"As vezes quando alguém quer insultar você, diz: " Vai cuidar da sua vida!!"
Não é uma idéia má. Quando você não sabe o que fazer com a sua vida, a necessidade de ter que cuidar dela talvez cause medo. Quando você tem consciência do bem precioso que é a sua vida, você a olha com atenção e cuidado, procurando descobrir quem é e o que quer. Você faz o que sente ser melhor para você, mesmo quando os que estão ao seu redor discordam do que você está fazendo. Você respeita a forma de os outros viverem e exige que respeitem a sua. Cuidar da vida é ter liberdade para mudar de rumo, abrir mão de condicionamentos antigos para refazer seus valores. É examinar seu desejo e planejar a maneira de realizá-lo. É saber que cada experiência - mesmo as dolorosas - traz uma lição e constitui uma Benção.
Então, cuide da sua vida!"

Monja Senju

sexta-feira, 9 de março de 2012

Se temos de esperar


Se temos de esperar,
que seja para colher a semente boa
que lançamos hoje no solo da vida.
Se for para semear,
então que seja para produzir
milhões de sorrisos,
de solidariedade e amizade.

Cora Coralina

quinta-feira, 8 de março de 2012

À descoberta do Amor


Ensaia um sorriso
e oferece-o a quem não teve nenhum.
Agarra um raio de sol
e desprende-o onde houver noite.
Descobre uma nascente
e nela limpa quem vive na lama.
Toma uma lágrima
e pousa-a em quem nunca chorou.
Ganha coragem
e dá-a a quem não sabe lutar.
Inventa a vida
e conta-a a quem nada compreende.
Enche-te de esperança
e vive á sua luz.
Enriquece-te de bondade
e oferece-a a quem não sabe dar.
Vive com amor
e fá-lo conhecer ao Mundo.

Mahatma Gandhi

quarta-feira, 7 de março de 2012

Sorriso audível das folhas


Sorriso audível das folhas,
Não és mais que a brisa ali.
Se eu te olho e tu me olhas,
Quem primeiro é que sorri?
O primeiro a sorrir ri.

Ri, e olha de repente,
Para fins de não olhar,
Para onde nas folhas sente
O som do vento passar.
Tudo é vento e disfarçar.

Mas o olhar, de estar olhando
Onde não olha, voltou;
E estamos os dois falando
O que se não conversou.
Isto acaba ou começou

Fernando Pessoa

terça-feira, 6 de março de 2012

É preciso não esquecer nada:


É preciso não esquecer nada:
nem a torneira aberta nem o fogo aceso,
nem o sorriso para os infelizes
nem a oração de cada instante.

É preciso não esquecer de ver a nova borboleta
nem o céu de sempre.

O que é preciso é esquecer o nosso rosto,
o nosso nome, o som da nossa voz, o ritmo do nosso pulso.

O que é preciso esquecer é o dia carregado de atos,
a idéia de recompensa e de glória.

O que é preciso é ser como se já não fôssemos,
vigiados pelos próprios olhos
severos conosco, pois o resto não nos pertence.

Cecília Meireles

segunda-feira, 5 de março de 2012

Da dor


As memórias amargas não podem nos aprisionar. Elas fazem parte da vida - como o sorriso, o por do sol, o instante de oração.

Curioso é que esquecemos rápido nossas alegrias, embora sempre façamos com que o sofrimento dure mais do que o necessário.

A dor é uma ótima desculpa para problemas que não conseguimos resolver, passos que não tivemos coragem de dar, decisões que adiamos.

A dor faz parte da vida - como faz parte a alegria, a fome, e a vontade de sonhar. Não adianta fugir, porque ela termina nos encontrando.

Mas sua única função é nos ensinar algo. Aprendemos suas lições, e isso basta.

Toquemos para frente.

Não vamos nos castigar com memórias amargas. Não vamos sofrer duas vezes, quando podemos sofrer apenas uma.

Paulo Coelho

domingo, 4 de março de 2012

Mal nos conhecemos


Mal nos conhecemos
Inauguramos a palavra amigo!
Amigo é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
Amigo (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
Amigo é o contrário de inimigo!
Amigo é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado.
É a verdade partilhada, praticada.
Amigo é a solidão derrotada!
Amigo é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
Amigo vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O'Neill

sábado, 3 de março de 2012

Há um Sorriso que é de Amor


Há um Sorriso que é de Amor
E há um Sorriso de Maldade,
E há um Sorriso de Sorrisos
Onde os dois Sorrisos têm parte.

E há uma Careta de Ódio
E há uma Careta de Desdém
E há uma Careta de Caretas
Que te esforças em vão pra esquecê-la bem

Pois ela fere o Coração no Cerne
E finca fundo na espinha Dorsal
E não um Sorriso que nunca tenha sido Sorrido
Mas só um Sorriso solitário

Que entre o Berço e o Túmulo
Somente uma vez se Sorri assim
Mas quando é Sorrido uma vez
Todas a Tristeza tem seu fim

William Blake

sexta-feira, 2 de março de 2012

Eu gosto do impossível


Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo
e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante
que as vezes não demonstra
o tanto de insegurança por trás dele.
Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.
Eu amo de verdade
aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável
quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática
aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas
pra quem eu me explico...

Bob Marley

quinta-feira, 1 de março de 2012

Quero sempre poder ter um sorriso


Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto,
Mesmo quando a situação não for muito alegre...
E que esse meu sorriso consiga transmitir paz
para os que estiverem ao meu redor.
Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém...
E poder ter a absoluta certeza de que esse alguém
também pensa em mim quando fecha os olhos,
que faço falta quando não estou por perto.
Queria ter a certeza de que apesar de minhas
renúncias e loucuras, alguém me valoriza
pelo que sou, não pelo que tenho...
Que me veja como um ser humano completo,
que abusa demais dos bons sentimentos
que a vida proporciona,
que dê valor ao que realmente importa,
que é meu sentimento...e não brinque com ele."

Mario Quintana