domingo, 23 de janeiro de 2011

Hoje é dia de Bel Borba!

“A arte é a coisa mais exuberante feita pelo homem. A natureza tem suas belezas, o homem tem a arte”. Bel Borba

Quando entrei na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, o nome Bel Borba já era falado pelos quatro cantos da faculdade. Não fazia idéia de como seria a imagem do artista. Conheci seu trabalho antes dele, numa exposição no foyer do Teatro Castro Alves, onde havia sido premiado. Minha surpresa quando vi pela primeira vez, foi que não imaginava que fosse tão jovem. Lembro que ele foi pioneiro na técnica de pintura com spray (aerografia) onde pesquisou, empregou e dignificou por esse motivo a nossa professora Dona Aninha, de teoria e técnica da pintura, convidou para dar aula e apresentar essa nova técnica. Aquele rapaz super simples e muito simpático foi muito generoso em compartilhar com colegas seus conhecimentos. Mas talento não se aprende na escola e pelo visto a técnica também.

Sem duvida Bel Borba, com esse visual que remete a “Salvador Dali”, é uma pessoa muito especial, extremamente carismático, de uma boa conversa com pessoas de todas as idades, falo isso, pois meu pai é apaixonado por esse ser humano que apesar de inquieto, ao mesmo tempo é muito atencioso e gentil.

O soteropolitano Alberto José Costa Borba, que começou cedo na sua arte, iniciando na xilogravura, chegou a trabalhar em agência de publicidade, retoque de fotos e ilustrações para desenhos animados e técnicas de cenografia. Nas artes conseguiu modificar a paisagem da Bahia, é um artista completo, com pintura a óleo, cerâmica, azulejos, mosaico, esculturas, enfim ele interfere e transforma com sabedoria.

Acumulou uma obra imensa que jamais perdeu o talento, criatividade e qualidade. Assinou seu nome em Salvador e no mundo. Passando por países como Estados Unidos, Alemanha, França, Portugal e Holanda.

Mas esse ser humano de tanto valor também é engajado em questões sociais como na campanha Viva Saveiro com a proposta de resgatar a história dos saveiros e revitalizar a utilização das tradicionais embarcações. Em palestras para crianças, oficinas de criação para portadores de síndrome de Down e com esquizofrênicos do manicômio judiciário de Salvador. Com a ONG Paciência Viva, no Alto da Sereia, passou ensinamentos na técnica dos mosaicos para a comunidade e os muros e pilares das casas, onde mora gente simples, ganharam vida nova, o local virou uma galeria a céu aberto.

Nos mosaicos na terra, nas esculturas de destroços de saveiros do mar em Água Grande a pinturas nas aeronaves bimotores em Aeroplanos Híbridos sua arte voa onde a nossa vista alcançar.

Pra você amigo querido, desejo um Feliz Aniversário com todo meu carinho e admiração.
Beijos,
Viviane Noguerol

“Bel Borba é um dos mais importantes artista brasileiros de sua geração”.

0 comentários:

Postar um comentário