segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Inveja


Todas as mulheres teriam muito a falar sobre como invejam suas semelhantes, bem como dificilmente assumem tal atitude. Pelo contrário: Fazem piadas das qualidades que vêem nas outras mulheres e não de si mesmas.

Quer saber como tudo começou? Abaixo a história de mitologia grega que tenta explicar.

Na mitologia

Atena, filha de Zeus, era só beleza e habilidade. Dominava atividades intelectuais, e manipulava com maestria diversas ferramentas como o machado, o arado, o jugo de bois, a roda, as velas de barco, habilidades que passou aos homens mortais. Às mulheres, ensinou a fiar e a tecer. Atena também era muito ciumenta.

Aracne era uma jovem nada humilde que vivia na Lídia, onde tecia toda espécie de maravilhas. Elogiava a si própria como sendo a melhor tecelã de todos os tempos. Melhor até que a própria Atena. Como o jornal do Olimpo chegava à sua casa todos os dias, Atena ouviu o comentário e perguntou: Como podia uma reles mortal se atrever a ser melhor do que a própria deusa que inventou o tear, a roca e o fuso?

Atena desceu do Olimpo, bateu à porta da casa de Aracne e assim que a porta se abriu, ela viu uma mulher alta e tão incrivelmente linda que pensou em se tratar de uma deusa. E era. Atena confrontou Aracne e a profetizou de morte, mas Aracne ofereceu, antes de sua execução, um manto de presente à deusa.

Sensibilizada, Atena desafiou Aracne a uma disputa. Elas teriam sete dias para tecer o que quisessem, tendo os próprios conterrâneos como juízes. Caso a mortal vencesse, a punição seria cancelada. A disputa foi apertada, pois ambas tinham excelentes habilidades no tear. Atena fez um manto para Zeus, seu pai, com as cores do crepúsculo. Aracne teceu um manto tão leve quanto as nuvens. Quando as tapeçarias ficaram prontas, Atena admirou o trabalho impecável de sua competidora, mas ficou furiosa porque Aracne ousou ilustrar as desilusões amorosas de Zeus. Claro que Atena ganhou a disputa.

Ao subir novamente ao Olimpo, a deusa disse: "Você está sendo destruída pelo próprio valor que possui. Seu talento lhe picou como um escorpião, envenenando-a".

O tema de sua tapeçaria era a ruína de Aracne, Atena ficou tão enraivecida que rasgou em pedaços o trabalho e induziu Aracne a se enforcar. Depois, sentindo pena, Atena deixou Aracne viver e transformou-a em aranha, condenada para sempre a tecer.

Moral da história

A mulher tem grande dificuldade em lidar com pessoas com qualidades superiores às que ela possui. Ao ser confrontada, a mulher tende a racionalizar como disputa pessoal, vê perigo eminente na disputa por um cargo, por um homem ou até pela relação com uma pessoa de cargo superior. Não gostamos quando somos comparadas ou desafiadas, pois não fomos educadas a como usar determinadas ferramentas para sobreviver na disputa.

Quer uma orientação? Que tal usarmos nossas habilidades tecendo concórdia, elaborando projetos de conciliação de equipe, manuseando as ferramentas disponíveis para o nosso crescimento pessoal?

Sinergia, informação, conhecimento, busca de oportunidades, rede de relacionamento (networking), participação em eventos, workshops, são apenas algumas ferramentas de guerrilha contra a deusa da inveja: O sucesso alheio.

Fádua Sleiman
Site: www.faduasleiman.com.br.

0 comentários:

Postar um comentário