quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Florais de Bach


O tratamento com Florais de Bach é um dos mais conhecidos métodos alternativos para melhorar aspectos psicológicos e nervosos do ser humano. Mas você sabe exatamente como funciona esse método?

Se você tem criança hiperativa ou introspectiva, então, esse assunto serve pra você. Afinal, os Florais de Bach podem ser utilizados em crianças, segundo a terapeuta Maria Aparecida das Neves, educadora em Florais de Bach pela Fundação Dr. Edward Bach da Inglaterra no Brasil. "Qualquer pessoa e de qualquer idade pode usar, pois não há contra indicação e não são medicamentos, são consideradas essências vibracionais", afirma.

Os "Remédios Florais de Bach", como originalmente são chamados, foram descobertos por Edward Bach (1836-1936), um médico homeopata, bacteriologista e imunologista. "São essências de flores com vibrações que atuam diretamente sobre as emoções", explica Maria. No total são utilizadas neste método 38 essências de flores, que são divididas em sete grupos segundo os tipos de personalidade - sendo cada floral para uma emoção específica. "O doutor Bach costumava dizer que este sistema era para o sofrimento da alma, pois são catalisadores de energia", acrescenta.

Segundo a terapeuta, o floral ou composto de florais deve ser tomado até desaparecer o problema - dependendo do caso, mas geralmente é durante dois meses.

O floral mais popular é o composto de cinco flores "Rescue Remedy". "Esse composto foi elaborado por Bach para ajudar as pessoas a lidar com situações estressantes do dia a dia. Então este floral é um grande aliado emocional, quando necessitamos resgatar o equilíbrio", diz. O composto contém as flores:
- Star of Bethlehem: para traumas e choque;
- Rock Rose: para pavor;
- Clematis: para o sentimento de fraqueza e de não está totalmente presente (sensação de desmaio);
- Impatiens: para agitação e impaciência;
- Cherry Plum: para os momentos de perda descontrole.

Para crianças

Para que um floral seja indicado por um especialista é preciso considerar qual é o tipo de sofrimento do adulto ou criança.

Veja abaixo outros sentimentos das crianças, que são de alguma forma negativos, que podem ser controlados com o uso de Florais de Bach!

- Ansiedade: "Por exemplo, o que incomoda uma criança que está para sair de férias com a escola e vai para um acampamento com seus colegas de classe, uma semana antes começa a ter crises de ansiedade que causam náuseas cada vez que se alimenta. Precisamos verificar qual a causa real desta sensação e chegamos a uma ansiedade frente ao novo, que pode interferir no sono da criança", diz a terapeuta.

Neste caso o indicado pela terapeuta é o "Rescue Remedy Kids", que foi elaborado especialmente para as crianças. "Em sua fórmula original não contem álcool como conservante, em seu lugar foi utilizado como base a glicerina".

- Medo de estar longe da família: Se a causa é o medo de não dar conta em ficar afastada da família, o floral que vai trazer autoconfiança é o "Confidence" da "Linha Kids", elaborado com o floral "Larch". Essa criança normalmente costuma usar a frase "eu não vou conseguir", antecipando o fracasso mesmo antes de fazer a tarefa.

- Dificuldade em ter amizade na escola: Caso seja medo de não conseguir se relacionar com os colegas de sala, de acordo com Maria o floral indicado é o "Mimulus" - que vai melhorar a coragem para enfrentar a tarefa.

- Tímida ou triste: Para as crianças tímidas, o floral indicado também é o "Mimulus", que proporciona sentimento de coragem para elas se apresentarem nas rodas sociais e em outras situações.

- Hiperativa: O floral sugerido é o "Impatiens", para a agitação caracterizada com irritação diante à demora em ser atendido.

- Déficit de atenção: Neste caso imaginamos uma situação onde não consegue se concentrar nos estudos. O tempo inteiro sua mente vagueia por vários pensamentos e necessita de foco. "Usamos o floral "Daydream" também da linha Kids, preparado a base de glicerina. Este é um quadro bastante comum em crianças, então o floral já esta pronto para uso e trará foco e concentração", esclarece Maria.

- Medrosa: Neste tema deve-se verificar a causa do medo. "Se é terror e pânico, o floral é o ‘Rock Rose', que vai trazer bem estar e coragem. Se for perda de controle total, físico mental e emocional o floral indicado é o ‘Cherry Plum' que vai trazer autocontrole", diz.

- Nervosa, briguenta: Se a criança apresenta sinais de ira, ódio, ciúmes, o floral indicado será o "Holly", que transforma todas as contrariedades em amor universal e pelas diferenças.

Os Florais de Bach são comercializados, normalmente, em farmácias de manipulação - as quais podem indicar profissionais especializados neste tipo de tratamento.

Lembre-se: Os Florais de Bach só podem ser administrados quando o problema é unicamente emocional. Caso haja sintoma físico, é preciso procurar um médico.

Viviam Santos

0 comentários:

Postar um comentário