sábado, 9 de julho de 2011

Alegria e Espiritualidade


Disse Jesus “... não só de pão viverá o homem”, como também “... o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar”.

Alegremos-nos, pois é o momento de celebrar a vida. O ser humano que não se convenceu de que, muito embora tenha conflitos e problemas, deve celebrar a vida por ser um presente de Deus, não entendeu seu significado e a importância de si mesmo.

A era da sisudez e excessiva seriedade de alguns pregadores espíritas, como se portasse grave informação, acabou, pois estamos em outros tempos, nos quais as condições de vida melhoraram significativamente. A mensagem que se tem deve ser analisada, internalizada e divulgada considerando novos tempos, pois a mente humana evolui, influenciada pelo próprio Espírito.

Não estamos a dois mil anos atrás, nem devemos cristalizar o pensamento numa antiga sociedade que saíra, há pouco, da era tribal.

O mundo hoje requer, do ser humano, disposição para viver com alegria e tranquilidade no que lhe foi dado por Deus: o Universo. Busquemos sempre a alegria saudável, o espírito de serviço, o acolhimento para auxiliar e a mente flexível para compreender. A alegria interior da pessoa deve refletir no seu comportamento, pelo sorriso, pelas demonstrações afetivas e pelo coração aberto.
Alegrar-se é manter a consciência sem culpa, o ego sem excessivas proteções e com a certeza plena da própria imortalidade.

Adenáuer Novaes é psicólogo clínico e diretor da Fundação Lar Harmonia.

0 comentários:

Postar um comentário