segunda-feira, 1 de março de 2010

O Segredo de Beethoven


Para quem tem alma de artista com certeza vai se sensibilizar com o filme “O Segredo do Beethoven”. A tradução do título não tem sentido e o filme é simples, mas com primorosa caracterização da época, sensível na fotografia e direção. Divertido e mexe profundamente com as nossas emoções. A atuação e make up de Ed Harris como Ludwig van Beethoven é fantástico e absolutamente convincente na pele do compositor. A Diane Kruger também está muito bem e em plena sintonia e cumplicidade com Ed Harris, tanto que na cena da apresentação da nona Sinfonia no teatro, com certeza, o ponto alto do filme, é divino! Ficará registrada como uma das cenas mais emocionantes que já vi no cinema. Me levou às lágrimas!

O filme acontece no ano de 1824, na cidade de Viena onde Beethoven já é um nome consagrado no mundo musical. Já estava surdo e restavam poucos dias para a premiere mundial da sua 9º Sinfonia. A bela e jovem Anna Holtz (Diane Kruger), no auge dos seus 23 anos, surgiu para substituir o velho Schlemmer (Ralph Riach), de transpor o trabalho de Beethoven para a partitura. O filme também tem passagens são hilárias, uma delas é a cena do banho Beethoven, não vou contar! rsrsrs

Não tenho o hábito de ouvir musica clássica, mas não tem como não se sensibilizar com a genialidade de Beethoven, a trilha sonora, a bela fotografia, os textos poéticos e as interpretações magníficas. A soma de tudo isso é um filme toca na nossa alma onde escutamos a musica com o nosso coração.

Beethoven tinha Deus no seu coração, ouvia com sua fé e apesar de suas limitações lutou e criou até o final de seus dias.

Adorei o filme! Com certeza vou ver outras vezes.

0 comentários:

Postar um comentário